Motivação e Inspiração - Sê o que queres ser (Marta Leal)

29-07-2014 17:04

Motivação e Inspiração

“Era uma vez uma pequena gota numa nascente de um rio. Era apenas uma gota nada mais que isso. Mas essa simples gota tinha um sonho. Sonhava que um dia, depois de atravessar montanhas e rios iria ser mar. Ora mas tanta pretensão? Uma simples gota querer ser mar. Ela sabia que era difícil mas também sabia que não era impossível. E agarrando-se a essa esperança seguiu o seu curso natural de rio na esperança de um dia encontrar o oceano.

Passou pelos mais variados desafios; pedras, evaporação, troncos de árvore, entre outros, mas ela nunca desistia sempre com a certeza de que um dia ia encontrar o mar. Outras gotas que partiram com ela acabaram por desistir, nunca chegaram ao fim.

Esta gota de que vos falo foi persistente, teve fé, acreditou no sonho, venceu obstáculos e um dia chegou ao oceano e realizou o seu sonho, ser mar. Hoje essa gota faz parte de um oceano imenso apenas porque sonhou e acreditou.”

Autor desconhecido

 

Na maioria dos casos os que me procuram já trazem um sonho, uma esperança ou apenas uma vontade. Sorriem tímidos quando o revelam porque acham que pode parecer ridículo, que é impossível, que o mais natural é não chegarem lá. Depois existem os outros aqueles que se impedem de sonhar ou se impedem de verbalizar. Não sabem o que querem, dizem eles, envergonhados de um sonho escondido.

Estas posturas levam-me a pensar na quantidade de ideias que ficam por colocar em acção, na quantidade de sonhos que ficam por realizar e /ou, na quantidade de sorrisos que ficam por dar.

Mas hoje falamos dos que sonham. Vamos falar dos que sonham e que se impedem de agir. As boas ideias sem acção de nada valem. As boas ideias sem acção são apenas isso boas ideias. Quando sonhas é importante decidires se queres continuar onde estás ou partires á aventura da sua realização. Para isso é importante definires o teu ponto de partida bem como o teu ponto de chegada. Trata-se pois de definires um plano de acção para que atinjas aquilo que pretendes.

Para definires os teus objectivos é importante que te lembres que:

  • Estes objectivos devem ser focados nos resultados;
  • Estar alinhados com os teus valores;
  • Focados no positivo (deves ser definir o que queres e não o que não queres)

Faz um plano pessoal de vida. Ao criares um plano vais possibilitar a mudança de hábitos, de atitudes bem como da tua organização pessoal, vais também potencializar o teu tempo e os teus recursos pessoais, o desenvolvimento de competências bem como a eliminação de hábitos negativos.

 

Podia-te dizer que é muito fácil e que não te vai custar nada. Podia-te dizer mas não o vou fazer até porque estaria a mentir.  Toda a mudança custa, implica esforço, novas aprendizagens e muita acção. Por vezes vai-te apetecer voltar para onde estavas, outras ainda vais-te arrepender de teres dado o 1º passo. Vão existir momentos em que vais blasfemar e culpar tudo o que está á tua volta.

Não te posso garantir sucesso até porque isso não depende de mim. Não te posso garantir que vai ser á primeira nem sequer que vai ser exactamente como tinhas planeado. Posso apenas garantir-te satisfação quando de gota passares a ser oceano.

Pront@ para começar?

 

Contactos